quinta-feira, 29 de março de 2012

Leitura de literatura literária

Não sem certo exagero, mas ouso dizer que uma das minhas três atividades favoritas é a leitura. 

Amo ler. 

Desde pequena, com os gibis da Turma da Mônica ou com os livros da coleção Vagalume, eu já dava motivos para o agravamento da miopia. 

Depois que passei no concurso e o foco deixou de ser leitura jurídica, consegui libertar a romântica que existe em mim! Desde então li muito e o que li teve muito de porcaria, mas também livros pra recomendar e guardar no coração. 

E pra fomentar essa minha paixão - aliás, amor, pois não é, claramente, efêmero -, resolvi que esse ano deveria ler, no mínimo, 20 livros. 
Pode parecer pouco, mas lembrem-se: eu tenho um bebê (lindo) de sete meses em casa e esse bebê faz musicalização na terça e natação na sexta, aulas das quais a progenitora tem de participar (com prazer, é fato, mas toma um tempo...). Segunda e quarta eu corro junto com o marido (não é à toa que já quase desembaranguei). À tarde trabalho e à noite dou atenção pra sabiazinha e pro gavião e tomo banho se não viro um urubu. 

E eu pergunto: ler VINTE livros é ou não um desafio? 

E sabe o que é impressionante? Hoje começarei meu 8º livro do ano. =) 

Ressalte-se que eu disse '20 livros' e não '20 obras primas'... mas sempre tento alternar um livro 'meia boca' com um livro clássico (ou que seja de um escritor que gosto). 

A listinha: 

1) Eclipse 
    Como falar mal de algo que não conheço? Tive de ler Crepúsculo e, como li o primeiro, tive de terminar a saga. A historinha é boazinha, bobinha, gostosinha de ler, mas a escritora, na minha modesta opinião, é fraca demais. Ela tem um dificuldade em descrever cenários, personagens e sentimentos, usa sempre os mesmos adjetivos ("seus lábios de mármore", "seu hálito gélido"... Afff). O problema é que o público alvo é adolescentarada e a escritora não deve ter (obviamente) pretensões de ser Nobel de literatura... Mas ela é malandrona e conseguiu o que queria: ficar rica (e eu ajudei nisso, pq comprei os 4 livros dela). 

2) Lua Nova 
    Sequência do livro anterior, como a escritora, repito todos os adjetivos que fiz. 

3) Amanhecer 
    Sequência e final da saga, graças a Deus! ;) 

4) Tia Julia e o Escrevinhador 
    Ahhhh, agora sim! Esse foi o segundo livro que li de quem agora posso dizer ser meu escritor favorito. 
    Mario Vargas Llosa foi agraciado com o Nobel da Literatura em 2010 e, sabendo disso, resolvi pedir de amigo secreto uma de suas obras... gostei do título de 'Travessuras da menina má' e resolvi que queria esse. Li e amei. Com medo de me decepcionar, li 'Tia Julia e o Escrevinhador' e não é que gostei tanto quanto do primeiro (ou até mais)?! 
    Varguitas (agora sou íntima! Rs!) escreve de uma maneira fluida, nada pedante e com um humor que enfeitiça. Amo e super recomendo e saiba que, se você fizer aniversário e me chamar pra festa, há grande chance de você ser presenteado com um desses livros! 

5) Guardião de memórias 
    Talvez por causa da grande expectativa que tinha, fiquei meio desapontada. Tinha tudo pra ser um livrão, já que conta a história de um médico que, tendo gêmeos e um deles portador de síndrome de Down, resolve se 'desfazer' do bebê especial, que cresce sob os cuidados de uma enfermeira e é muito amado e feliz. O problema é que a abordagem é fraca. Tão fraca quanto esse meu comentário aqui... Rs! 

6) A Sangue Frio 
     Clássico da literatura jornalística, esse livro de Truman Capote conta a história de dois assassinos que mataram quatro pessoas de uma família. Pra quem gosta de ficção ou romances com início/meio/fim, talvez esse livro não seja indicado, pq não deixa de ser um documentário escrito. 

7) As esganadas 
    O primeiro livro do Jô Soares que eu li (ainda na adolescência) foi 'Xangô de Baker Street' e tenho uma remota lembrança de ter gostado muito. 
    O problema é que quando a gente envelhece a gente fica crica e descobri, graças ao Jô, que eu estou muuuuito crica. 
    A história é bacana, já que fala sobre um serial killer traumatizado por causa da mãe gorda. 
    Sabe-se que o Jô é um cara super culto e inteligente... Mas ele faz questão de mostrar demais isso, escrevendo, sempre que possível, palavras pouco usuais. Fora isso, vale a pena. 

 8) Elogio da madrasta 
    Começo hoje, daqui a pouco (depois de dar banho e mamá pra minha sabiazinha), bem ansiosa, já que será meu terceiro livro do Varguitas. 
    Depois desse, ainda tenho mais dois do mesmo autor (que meu amore me deu), mas pra fazer minha listinha crescer, vou alternar com outros mais comerciais. 

Tem algum livro pra me indicar? Indica aí! 

Bjim da gorda

3 comentários:

  1. Que legal!

    Também amo ler, estou com quatro livros, mas cadê o tempo???

    A maioria dos brasileiros gostam de ler, é uma pena que os livros não são acessiveis a todos, falta um incentivo fiscal ou coisa parecida para reduzir o preço.

    Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã, olá!!
    Depois de muito tempo sumida "reabri" o blog! Qdo puder dê uma espiada e me dê sua opinião, pois estou enferrujada...
    Seguindo o seu bom exemplo, agora que tenho folgas, estou treinando tênis pelas manhãs e comprei um pacote dos sonhos na esteticista, ilusão ou não, já me sinto melhor! Também pela facada que é fazer lipo sem corte... kkk
    Um beijo. Keli

    ResponderExcluir
  3. Meeedo de vc amiga! hdhauduahu
    brincadeira... tbem gotso de ler... a diferenca é que infelizmente tbem gosto de tv e cinema pacas! Por isso to lendo o "Mixed Blessings" da Danielle Steel desde que a cunha Becky veio aqui me visitar... huahuahua

    Amiga, escreve um post com dicas para quem gosta de ler mas nao consegue focar em tempo pra isso!!!

    bjus, saudadis

    ResponderExcluir